top of page
Search
  • Writer's pictureFernanda Gaiotto

Mulheres, cientistas e guerreiras - Amanda Freitas Cerqueira


 

SETEMBRO DE 2020 | EDIÇÃO Nº 5

 

"Apaixonada pelas plantas e estudando o funcionamento delas através da fisiologia vegetal que eu me encontrei. A genética da conservação veio como uma grande aliada no meu doutorado e eu amei a experiência de juntar duas áreas de conhecimento tão incríveis!"

Desde pequena nossa Amandinha é apaixonada pela natureza, e com apenas 8 anos decidiu que seria Bióloga, essa menina-mulher é um exemplo de garra e determinação, graduada em Biologia pela universidade que sempre admirou a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, é mestre em Botânica e doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela mesma universidade, mas o seu maior título é de heroína do Heitor.


“Acho que a maior conquista relacionado ao período acadêmico foi ter iniciado o doutorado assim que me tornei mamãe, escrevi o projeto de doutorado com 15 dias após meu parto e estudei para prova com meu filho recém-nascido, foi uma loucura mas deu certo e valeu a pena! E aqui estou eu, fazendo o que amo e sempre me ajustando a vida de mamãe acadêmica.”



Aquela menina que desde cedo sabia o que queria, tem conquistado cada um de seus sonhos, superando a cada dia um novo desafio nessa jornada dupla. Sempre dedicada, iniciou o doutorado com seu filho ainda bebê, e teve a sorte de contar com uma rede de apoio que foi fundamental para que pudesse cumprir as disciplinas e os campos (períodos que precisava se ausentar mais), principalmente de sua mãe que foi a maior incentivadora nos estudos e é até hoje.


“Hoje em dia já conheço mais meus limites, meu ritmo de trabalho tendo que dar atenção as demandas da maternidade. ”

Pois bem, essa mãe-cientista se inspira em muitas pessoas que passaram por sua vida principalmente no âmbito da educação, a grande maioria, mulheres e mães, professoras e diretoras da época da escola pelas quais ela tem enorme admiração e são diretamente responsáveis por onde ela chegou, assim como suas orientadoras desde a iniciação científica.



“Eu aprendo um pouco com cada um e chegar onde eles estão hoje, compartilhando o seu conhecimento, é uma das minhas principais metas. Além disso, tenho como referência as mulheres da minha família, cada uma com sua história de superação que me incentivam a continuar a buscar meus sonhos.”


Essa mulher empoderada ressalta que nós mulheres ainda temos que lutar muito para não sermos julgadas pelas nossas escolhas e liberdade, principalmente como mãe, e temos que lidar com rótulos criados pelo patriarcado que coloca pontos ao invés de vírgulas, pois bem, a Amanda é mãe, bióloga, cientista, e inspiradora (temos certeza de que o Heitor já se orgulha muito de mulherão).



Sempre com um sorriso a oferecer, companheira, responsável, é uma pessoa que adora fazer as pessoas ao seu lado ficarem bem, com ela por perto o ambiente fica mais leve e alegre, esse é mais um entre tantos dons que ela possui. Essa menina de sorriso fácil tem um caminho brilhante pela frente, e espelhando nas pessoas que tanto admira, no futuro se vê compartilhando o que aprendeu durante sua jornada, sendo professora de alguma instituição e gerando novos conhecimentos.

Entre seus hobbies está viajar, é viciada em séries e o nosso favorito COMERRRR, pode-se dizer que experimentar todos os hambúrgueres das cidades que viaja seja uma de suas metas da vida gastronômica... já quero essa meta também!



 

Para mulheres que sonham com a ciência Amanda deixa um recadinho:


“Ser cientista é um grande desafio, temos sempre que aguçar nosso senso crítico, curiosidade e lidar com os imprevistos. Mas vale muito a pena quando você faz o que você gosta e ter mulheres que fazem ciência no nosso país, principalmente no cenário atual, é fundamental para mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser.”

 

96 views0 comments
bottom of page