top of page
Search
  • Writer's pictureFernanda Gaiotto

Mulheres, cientistas e guerreiras - Ane Karoline Fernandes


 

SETEMBRO DE 2020 | EDIÇÃO Nº 6

 

A nossa cientista de hoje é...


Ane Karoline Fernandes é uma mulher forte, determinada e é gota essencial nesse universo das conquistas femininas. Nascida no interior de Minas Gerais, atribui o seu interesse inicial pela natureza as raízes que remetem as férias da sua infância na roça.


Exploradora por natureza, se empenhou em conhecer diversas linhas de pesquisas durante o seu período de graduação. No entanto, foi a complexidade do universo da interação inseto-planta que conquistou o seu coração. Escolheu esta área de atuação na maior parte da graduação e durante todo o seu mestrado. Trilhando este caminho, pôde desenvolver as suas habilidades de pesquisa e superou inúmeras dificuldades quando enfrentou os rótulos que a tachavam de fraca por ser mulher e por não possuir um corpo que se encaixa nos perfis de estudantes que se aventuram em campo.





E se enganam os leitores que pensam que a nossa Karol é gente que se acomoda fácil.


Espírito aventureiro amigo, sabe como é que é!


No doutorado, ela se lançou novamente na exploração de terras desconhecidas. Caiu de cabeça no universo molecular! Assim, decidiu encarar o desafio de um projeto que saia completamente da sua zona de conforto.Para enfrentar este desafio, mudou de cidade, de objeto de estudo e linha de pesquisa, mas não mudou o seu foco e determinação. Hoje atua em um projeto que compara a diversidade genética das populações de vinhático (Plathymenia reticulata) em áreas restauradas, conservadas ex situ e remanescentes florestais da Mata Atlântica. Seu principal objetivo é entender a importância e os efeitos da matriz que circunda os fragmentos estudados neste parâmetro da diversidade biológica.



 

Para as mulheres que estão iniciando a sua jornada na academia, a Karol também deixa o seu recadinho de incentivo hoje:







106 views0 comments
bottom of page