top of page
Search

Mulheres, cientistas e guerreiras - Elizabete N. S. Gusmão

  • Writer: Fernanda Gaiotto
    Fernanda Gaiotto
  • Apr 17, 2020
  • 4 min read

Updated: Apr 17, 2020


 

ABRIL DE 2020 | EDIÇÃO Nº 1

 

Elizabete, ou Bete para os conhecidos, carrega em suas raízes não só o sangue baiano “retado”, ela também traz a memória de todas as mulheres negras que tiveram seu brilho apagado na história. Sua mente questionadora a fez batalhar por um espaço na pós-graduação, e hoje sua carreira é movida por desafios e conquistas diárias. Antes de batermos um papo, vamos conferir um resumo de quem é a Pesquisadora Elizabete Neta dos Santos Gusmão:


Não satisfeita com apenas uma graduação em administração, Elizabete também se formou como bióloga na Bahia. Decidiu se especializar em tópicos moleculares, e em seu mestrado contribuiu para a compreensão de uma doença que prejudica o cacaueiro – a murcha-de-Ceratocystis. Por meio do estudo da genética populacional desse fungo, ela se tornou mestre em Genética e Biologia Molecular. Atualmente decidiu transformar um pouco sua linha de atuação, e faz seu doutorado usando ferramentas de bioinformática para compreensão da genética populacional de uma árvore nativa de valor econômico.




Qual é ponto mais interessante do que você está atuando no momento? E o mais desafiador? O mais interessante do meu projeto talvez seja também o que é mais desafiador, ou seja, é a primeira vez que trabalho com bioinformática! Ainda mais com uma planta (organismo que eu nunca trabalhei) como modelo biológico e isso, apesar de gerar medo, é algo que me deixa animada.


O que te motiva a buscar uma qualificação de pesquisadora?

Desde a graduação eu quis seguir na carreira de pesquisadora. A ciência me instiga e me desperta paixão exatamente porque ela nasce de questionamentos, dúvidas, incertezas e da inconstância, e isso é lindo.

Porque a mudança é a única coisa permanente e constante na ciência e isso é de uma adrenalina sem igual.

À medida que mergulho no mundo da pesquisa eu tenho mais certeza que nada sei, que não tenho respostas, mas acumulo mais perguntas (risadas).


Além de pesquisa, o que uma geneticista na Bahia faz, o que te faz manter a sanidade em seu tempo livre?


Em meu tempo livre gosto muito de ler coisas não ligadas à vida acadêmica (me julguem, adoro romance histórico, principalmente de mitologia celta kkkkkk).




Assisto a filmes e séries e sempre tiro um tempo para atividade física e para falar com os amigos (mesmo que por meio online).

Você já enfrentou alguma dificuldade que impactou sua vida professional? E a pessoal?


Acho que posso elencar as limitações financeiras, racismo e machismo como coisas que dificultaram o caminho profissional e pessoal.


Essas três coisas se entrelaçam em vários momentos e acaba impondo barreiras, fechando portas e negando oportunidades. Daí muita gente acaba desistindo, porque parece que toda vez que a gente sobe um degrau, parece que a escada parece aumentar... ou, às vezes, temos que voltar 3 degraus.


Como uma cientista mulher e negra, qual recado voce gostaria de dar para a sociedade?

Precisamos falar sobre racismo e machismo, é urgente! Na verdade, precisamos dar voz às pessoas que passam por isso e aprender com elas. Temos que questionar como em uma população com mais de 50% dela sendo afrodescendente, poucos negros conseguem chegar em uma universidade, e dos que chegam poucos conseguem se manter.

Podemos olhar, por exemplo, dentro do programa de Genética, quantos professores negros nós temos? E desses quantas são mulheres? Temos que nos questionar porque em cursos de pós-graduação nós temos tantas mulheres, mas ainda assim nos cargos de chefia somos poucas [...] e se falarmos de mulheres negras, esse número ainda é bem menor. Onde estão essas pessoas? Não estão lá por competência ou por falta de oportunidade? E essa oportunidade é negada por quê?


Às vezes fico pensando em quantas pessoas poderiam ser pesquisadores brilhantes, mas essa oportunidade lhes foi negada por questões de etnia e/ou gênero (observe que tais aspectos por vezes se entrelaçam com o fator social, já que a pobreza no Brasil tem cor, assim como as posições de poder também). Acho que é urgente pararmos com a utopia da meritocracia, esse é um discurso raso e desleal.


Como você acha que a ciência pode colaborar para a capacitação da sociedade (conscientização de preconceitos, minorias)?

A ciência além de linda tem um força tremenda, é meio que uma manopla do infinito e cada área de conhecimento representaria uma joia do infinito (risos) - bem piegas. E essa força pode ser usada para fundamentar discurso de ódio e segregação (vide a tal eugenia social), como também para o contrário. Como? Discutindo isso. Muitos trabalhos que discutem sobre preconceitos contra minorias estão sendo produzidos, mas ainda é pouco valorizado por grupos não minoritários. Mas essas produções é que podem contribuir para a discussão, reflexão e reconhecimento da existência de segregação e preconceito existentes, e só a partir da não negação é que podemos pensar em conscientização. Observe que a luta é tão árdua que ainda estamos falando em pessoas pararem de negar que tais preconceitos existem. E nesse sentido, quem mais além da ciência poderia ser bem sucedida nessa missão?

 

Já ouviu falar da Sapucaínha?

É uma árvore da Mata Atlântica que é

fonte de alimento para animais selvagens

e fonte econômica para pequenos produtores do sul baiano. Elizabete visa entender como a espécie tem reagido às ações humanas e assim compreender as perspectivas futuras para a espécie. O foco é também identificar genes exclusivos que sejam importantes para a sobrevivência e para características de interesse do produtor.


 

Quer conversar com Elizabete? Escreva para ela: ensgusmao@uesc.br


 
 
 

Comentarios


  • White Instagram Icon

© Copyright 2019 por 

. Proudly created with Wix.com

Fale conosco!

Tel: +55 73 3680- 5434

gaiotto@uesc.br

Onde estamos

UESC

Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16

Ilhéus - Bahia, BR

Profissionais das mais diversas áreas: Engenheiros Florestais, Biólogos, Ecólogos, Biomédicos.

É assim que conseguimos diferentes visões e alcançamos resultados inovadores que conectam e integram todas essas áreas. 

Com a palavra, nossa idealizadora

IMG_4861.JPG

No contexto atual de mudanças ambientais e climáticas temos a preocupação de conhecer com profundidade molecular as espécies florestais que compõe os ambientes naturais e também aquelas que se destacarão no futuro. A preocupacão com a conservação da Floresta Atlântica e com a qualidade genética das mudas que poderão ser utilizadas em projetos de restauração florestal, fazem parte do nosso conjunto de atividades e avaliações moleculares do grupo de pesquisa. 

Penso que influenciar jovens pesquisadores neste contexto pode ser uma contribuição para as gerações vindouras e para a manutenção do equilíbrio ecossistêmico.

assinatura_Fe.png

Fernanda Amato Gaiotto, líder do grupo

Conheça nossa equipe

Fernanda Amato Gaiotto

Pós-doutorado em Genômica pela University of Florida

Pós-doutorado em Genética Vegetal pela Universidade de São Paulo

Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo

Foco: Genética Molecular Aplicada a Conservação e ao Melhoramento de Espécies de Importância Regional, Ecologia e Conservação de Populações

Contato: gaiotto@uesc.br

IMG_4858.JPG
Alesandro.jpeg
 Alesandro Souza Santos

Pesquisador Pós Doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Ecologia, com ênfase em Fragmentação Florestal, Ecologia da Paisagem, Genética de Populações, Genética da Conservação, Genética e Genômica da paisagem

Contatoalesandrouesc@gmail.com

+

Genômica da Paisagem de uma Palmeira Tropical Vulnerável: Associando Defaunação e Variação Climática com Genes de Euterpe edulis Mart na Mata Atlântica.

WhatsApp Image 2021-08-18 at 5.55.51 AM.jpeg
Zubaria Waqar

Doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Conservação genética, Ecologia, Restauração Florestal, Árvores tropicaisl

Contato:  zwagar@uesc.br

+

Genetic parameters and economic value of Cariniana legalis (Mart.) Kuntze (Jequitibá-rosa) to restore and conserve the Southern Bahia Atlantic Rainforest. 

20210820063221__MG_8784.jpg
Ane Karoline Campos Fernandes

Doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Genética de Populações e Genética da Restauração.

Contato: fernandesak@live.com

"Repositório Gênico de Plathymenia reticulata em Populações Nativas, Restauradas e Conservação ex situ". 

WhatsApp Image 2021-06-11 at 17.49.42.jpeg
Anderson Carvalho Vieira

Doutorando em Genética e Biologia Molecular

Foco: Ecologia Molecular e conservação de florestas tropicais, genética da conservação e genômica da paisagem

Contatovieiraac2@gmail.com

+

Experimentos na floresta: uma nova maneira de compreender alterações da expressão gênica em paisagens antropizadas

eu.jpg
Cibelle Santos Dias

Doutoranda em Genética e Biologia Molecular

Foco:  Genética de populações e Conservação de florestas tropicais

Contato: cibellesdias2013@gmail.com

+

Relações genealógicas em populações de Euterpe edulis Mart., conectando geneticamente o passado, o presente e o futuro

carlosmagno.jpg
Carlos Magno Moreira Sales

Mestrando em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genômica populacional e bioinformática

Contato: cmmsales78@gmail.com

+

Descobrindo as funções para genes sob seleção em florestas tropicais antropizadas: um estudo de caso em Euterpe edulis (Arecaceae)

FB_IMG_1629893500810.jpg
Geane Santos da Costa

Doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Ecologia, com ênfase em Ecofisiologia vegetal e Genética da conservação.

Contatogeanec90@gmail.com

+

Sobrevivendo às mudanças: como aspectos genéticos, ecofisiológicos e ambientais são a chave para a adaptação de uma palmeira tropical?

20190930_130017.jpg
Lívia S.
Freitas

Doutoranda em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética de Populações e Melhoramento Genético

Contato: livia_freitass@hotmail.com

+

Análises genético-moleculares das variedades baianas de Theobroma cacao L. frente a nova classificação internacional 

DSC_4509 (2) (1).JPG
Jardyelle Carvalho Lima

Mestranda em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética de populações e Genética da conservação

Contato: jar.dyelle03@gmail.com

+

Conexão estrutural leva à conexão funcional? Avaliando a eficiência de corredores ecológicos a partir da genética de populações.

Drielle - foto para o site.jpg
Drielle Naiara Rodrigues Santos

Bolsista de Iniciação Científica

Graduanda em Ciências Biológicas

Foco: Genética da Conservação

Contatodnrsantos.bbi@uesc.br

+

Sistema Reprodutivo de Euterpe edulis Mart em ambientes antropizados do sul da Bahia.

a6598360-2ab7-428b-a932-7bf86fb54cae.jpg
Matheus André de Jesus

Doutorando em Genética e Evolução

Foco: Sementes, Genética de Populações, Genética da Conservação e Melhoramento.

Contatomatheuz.andre@gmail.com

+

Propagando a Mata Atlântica: Diversidade Genética e Qualidade de Sementes de Plathymenia reticulata.

20210609_143004.jpg
Mayane Cruz Santos

Bolsista de Iniciação Científica

Graduanda em Ciências Biológicas

Foco: Genética de populações e da Conservação

Contatomcsantos1.bbi@uesc.br 

+

Variabilidade e estrutura genética das populações de Manilkara maxima dentro e fora de unidades de conservação

Colaborações concluídas

Conheça os membros que contribuíram com o desenvolvimento do Grupo Genética da Conservação ao longo dos anos e concluíram os trabalhos.

WhatsApp Image 2020-09-02 at 09.07.22.jpg
Daniela Bitencourt Borges

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética da conservação; genética de populações; teoria dos refúgios florestais do Pleistoceno.

Contato: dani.borges.88@gmail.com

+

"Consequências genéticas da fragmentação atual e pretérita da Floresta Atlântica sobre populações de Melanoxylon brauna"

Colaboração concluída.

WhatsApp Image 2019-08-12 at 12.02.40.jp
Daniele de Souza França

Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Ecologia e Genética, com ênfase em Genética de Populações

Contato: danielef016@gmail.com

+

Tem experiência laboratorial e científica em pesquisas voltadas ao estudo da diversidade genética de espécies arbóreas da Mata Atlântica, utilizando como ferramenta marcadores moleculares dominantes e co-dominantes

Colaboração concluída.

Flora Bittencourt.jpg
Flora Bittencourt

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética e ecologia

Contatoflora.bittencourt@gmail.com

+

Sequenciamento do transcriptoma de Carpotroche brasiliensis Raddi (Achariaceae): aplicação no desenvolvimento de marcadores genômicos relacionados ao sexo e na comparação entre floresta natural e agrofloresta.

Colaboração concluída.

amanda.jpg
Amanda Freitas Cerqueira

Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Ecofisiologia Vegetal

Contatoamandacerqueira90@gmail.com

+

Influência da perda de cobertura florestal e de ambientes contrastantes de luz na plasticida-

Colaboração concluída.

WhatsApp Image 2019-08-21 at 12.53.18.jp
Bianca Oliveira
Moreno

Bolsista de Iniciação Científica, Graduanda em Biomedicina

Foco: Genética Humana

Contato: bianca.omoreno@hotmail.com

+

Otimização de protocolo de extração de material genético foliar de espécies arbóreas coletadas em assentamentos rurais no sul da Bahia

Colaboração concluída.

WhatsApp Image 2019-08-25 at 21.55.12 (1
Taruhim Miranda Cardoso Quadros

Mestre em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética de Populações Arbóreas, Melhoramento Genético, Restauração Florestal

Contato: talumcq@hotmail.com

+

Restaurando o passado, reconstruindo o futuro: como parâmetros genéticos podem influenciar a restauração florestal

Colaboração concluída.

WhatsApp Image 2019-08-25 at 12.32.55.jp
Daniela Acosta
Brito 

Mestre em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética de populações e simulações computacionais 

Contato: danielaa.brito@gmail.com

+

Como diferentes intensidades de manejo alteram a dinâmica genética populacional de Plathymenia reticulata Benth. ao longo das gerações?

Colaboração concluída.

20170927_161323.jpg
Eullaysa Nascimento Sabóia

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética de populações de espécies nativas

Contato: eullaysa@hotmail.com

+

Diversidade, filogenia e fluxo gênico em Paubrasilia echinata

WhatsApp Image 2021-08-26 at 14.36.35.jpeg
Caio Alencar de Oliveira

Bolsista de Iniciação Científica,

graduando em Biomedicina

Foco: Genética Humana

Contato:caioalendardeoliveira@gmail.com

+

Diversidade genética de plantas jovens de Euterpe edulis Mart. (Areacaceae) de paisagens com cobertura florestal constrastantes

Colaboração concluída.

IMG-20181225-WA0011.jpg
Gabriela Meireles

Graduanda em Engenharia Agronômica

Foco: Genética da conservação

Contatogabrielanm12@outlook.com

+

As sementes do recomeço: diversidade genética de lotes de sementes de vinhático (Plathymenia reticulata) comercializadas para restauração ecológica no Brasil.

WhatsApp Image 2019-08-23 at 17.05.02.jp
Thyara Noely
Simões

Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

Foco: Manejo, ecologia e conservação de tartarugas marinhas

Contato: thyara.noely@gmail.com

+

Monitoramento, preservação  e migração de tartarugas marinhas do nordeste brasileiro

Colaboração concluída.

IMG_4940.JPG
Letícia Maróstica de Vasconcelos

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética e Biotecnologia

Contato: leticia.ufrb@gmail.com

+

Análises moleculares e reconstrução da rota metabólica do óleo de chaulmugra em Carpotroche brasiliensis (Achariaceae)

Colaboração concluída.

Bete.jpg
Elizabete Neta dos Santos Gusmão

Doutoranda em Genética e Biologia Molecular

Foco: Citogenética, Genética de Populações, Biologia Reprodutiva

Contato: ensgusmao@uesc.br

+

Aspectos da biologia reprodutiva, citogenética, diversidade genômica e identifi- cação de genes órfãos em Carpotroche brasiliensis (Raddi)

Colaboração concluída.

DSC05631.JPG
Taise Almeida Conceição

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Foco: Sementes Florestais, Genética da conservação, Restauração Florestal

Contato: taise.almeida.conceicao@gmail.com

+

Movimentando sementes na paisagem: estrutura genética e variação genética quantitativa em traços iniciais de Plathymenia reticulata 

Nat_Lab.jpg
Natália Santos de Santana

Doutora em Genética e Biologia Molecular

Foco: Genética da conservação, Etnobiologia e Botânica

Contato: natalia.uesc@gmail.com

+

Influência do manejo florestal em assentamentos rurais: diversidade genética de arbóreas no sul da Bahia-Brasil

WhatsApp Image 2021-05-14 at 12.55.33 (1).jpeg
Bruna Leite V. do Nascimento

Mestre em  Genética e Biologia Molecular 

Foco: Genética de Populações e Genética da Paisagem  

Contatoblvnascimento@uesc.br 

+

Os impactos da fragmentação ambiental na diversidade genética de Euterpe edulis Martius  

Colaboração concluída.

gma.jpg
Victor Alves Lopes

Bolsista de Iniciação Científica

Graduando em Ciências Biológicas

Foco: Genética de populações e da Conservação

Contatocontroleivictor16@outlook.com 

+

Diversidade genética e fluxo gênico florestal em corredores ecológicos: como aliar a genética ao manejo e restauração de paisagens? 

Colaboração concluída.

bottom of page